OS 5 "Rs" DA SUSTENTABILIDADE

April 20, 2019

 

Hoje, um dos maiores desafios globais enfrentados pelo mundo é a produção de resíduos. Com o rápido crescimento da população mundial e consequentemente aumento da capacidade de consumo, esse problema tende a se agravar cada vez mais. Anualmente no mundo são coletados cerca de 1,3 bilhões de toneladas de resíduos sólidos segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), e esse valor deve chegar a 2,2 bilhões até 2025, aumento concentrado principalmente nos países em desenvolvimento.  Vale lembrar que a geração de resíduos é precedida por uma outra ação impactante sobre o meio ambiente - a extração de recursos naturais.

 

 

Já se tem informações de que estamos utilizando muito mais recursos que a Terra pode repor. Além disto uma grande parte do que compramos e usamos no dia-a-dia são coisas inúteis, adquiridas muitas vezes por impulso ou pela propaganda/moda e que irão ser utilizados por um tempo mínimo e logo depois jogados fora e na maioria das vezes, descartados inaquadamente.

Coisas muito simples podem ser feitas para diminuir o impacto ao meio ambiente proveniente de nossas ações, mas simples não quer dizer que seja fácil de se fazer. O fato é que para isto é necessário conscientização e força de vontade.

Uma boa forma de seguir essa idéia são os 5Rs, que fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício.

 

 

 

São eles: Reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar, recusar.

 

Reaproveitar: Ao reaproveitar um produto reduzimos a necessidade de sua fabricação, estendendo a vida útil do mesmo, por isso dê preferência a produtos retornáveis, que tal uma cerveja na garrafa retornável ao invés da latinha?

 

Reduzir:  Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; 

 

Repensar: Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). Prefira embalagens de papel e papelão.

 

Reciclar: Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.

 

Recusar: Para contribuir para um mundo mais limpo e sustentável, podemos e devemos recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e que podem ser substituídos por versões recicláveis ou reutilizáveis. O uso de ecobags no lugar das sacolinhas plásticas de mercado e a preferência por embalagens biodegradáveis em vez da de plástico são alguns exemplos que podem ser facilmente adotados no cotidiano.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com