Restinga: o que é e sua importância

April 13, 2019

Ao contrario do que muitos pensam, restinga não é só aquela vegetação rasteira da praia, ela se estende por muitos metros e tem até mesmo vegetações arbóreas.
A restinga é um bioma que se estabelece sobre solos arenosos em regiões costeiras e pode ter vegetação herbácea, vegetação arbustiva, floresta baixa de restinga e floresta alta de restinga.

 

 

Representação da zonação da restinga 

 

 

A restinga tem o importante papel de proteger as dunas e a costa da erosão causada pelo mar. Ela tem a capacidade de fixar a areia, então quando o mar avança, a restinga funciona como uma “barreira”. Além disso, aves migratória usam a restinga como lugar de alimentação e descanso, tartarugas marinhas desovam nas restingas por serem mais protegidas e caranguejos cavam suas tocas acima da área da maré.

 

É um ecossistema muito complexo e delicado, e não se recompõe facilmente. Atualmente, devido a atividade urbana, extensas matas foram transformadas em uma faixa de poucos metros de vegetação rasteira. Isso não só destrói a flora e prejudica a fauna, como coloca em risco a comunidade que vive próxima a praia, que fica desprotegida.

 

 
 

Muitas espécies da fauna e flora da restinga brasileira estão em extinção e muitos lugares já sofrem com a forte erosão nas praias, onde o mar invade as ruas e as casas carregando areia, ou até mesmo destroem muros e algumas construções.
Sabendo da importância da restinga e do quanto ela já sofreu com a expansão urbana, é prioritário para as regiões costeiras conservar o que restou ajudando esse ecossistema a se restabelecer.

 

 

Compartilhar
Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com