FILÉ DE CAÇÃO É CARNE DE TUBARÃO!

October 12, 2018

Quando o assunto é tubarão, são raras as pessoas que não possuem medo ou receio desse animal. Entretanto, não nos damos conta de que os grandes predadores são, na verdade, os seres humanos.

 

O cação é um peixe muito utilizado na culinária brasileira, cerca de 45 mil toneladas anuais são consumidas, inclusive por seu baixo valor de mercado. Contudo, o que a maioria das pessoas não sabe é que cação e tubarão são exatamente os mesmo animais, a diferença é muito mais psicológica: “cação é o que comemos e tubarão é o que come a gente”, afirma o biólogo Otto Bismarck Gadig, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), um especialista em tubarões.

 

 

Infelizmente, o nome comercial adotado como cação vem sendo utilizado para camuflar o comércio de várias espécies de tubarões e raias, muitas vezes pescados sem autorização que, inclusive, já se encontram em risco de extinção, resultando em um perigoso desequilíbrio nas cadeias alimentares marinhas.

 

Além disso, por encontrar-se no topo da cadeia alimentar, o tubarão é um dos últimos níveis que são atingidos por um processo de bioacumulação, através do qual, ele agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhes serviram de alimento. Tais substâncias, ingeridas em grandes quantidades, podem causar danos cerebrais aos humanos.

 

 

Como não existe no Brasil uma legislação que proíba a venda apenas com o nome “cação”, por ser comum a várias espécies, a população está consumindo em altas taxas esses animais sem mesmo saber a procedência. Por todos esses fatores, é importante que cada vez mais as pessoas sejam alertadas e evitem o consumo desse peixe.

 

 

Compartilhar
Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com