ILHAS OCEÂNICAS BRASILEIRAS

August 2, 2018

 

O Brasil possui cinco ilhas verdadeiramente oceânicas, localizadas entre 250 a 1.100 km de distância da costa, que são: Atol das Rocas, Arquipélago de Fernando de Noronha, Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Arquipélago de Martim Vaz e Ilha da Trindade. Todas elas são originadas por formações vulcânicas, com exceção de São Pedro e São Paulo.

 

As ilhas oceânicas brasileiras são importantes não apenas do ponto de vista biológico, mas também estratégico, uma vez que a ocupação permanente dessas ilhas e a realização de pesquisas científicas nesses ambientes permitem uma ampliação significativa da Zona Econômica Exclusiva Brasileira (ZEE). 

 

 

Afinal, o que é a Zona Econômica Exclusiva Brasileira?

A zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, também conhecida como Amazônia Azul, está situada entre 12 e 200 milhas náuticas e corresponde a uma área de aproximadamente 3,6 milhões de quilômetros quadrados - equivalente à superfície da floresta Amazônica. A região com a maior Amazônia Azul é o Nordeste, devido a existência de várias ilhas que se encontram bem espaçadas uma das outras.

O país monitora e orienta o tráfego de embarcações e tem direito exclusivo de pesquisa e exploração comercial dos recursos existentes na água e no subsolo (petróleo, gás natural, frutos do mar etc.). Os limites atuais da ZEE foram definidos na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e só entraram em vigor em 1994.

 

 

 

Arquipélagos

 

Arquipélago de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco. Pertence à Mesorregião Metropolitana do Recife e à Microrregião de Fernando de Noronha. Formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, ocupa uma área total de 26 km² — dos quais 17 km² são da ilha principal — e se situa no Oceano Atlântico, distante 360 km a nordeste de Natal, no Rio Grande do Norte, e 545 km a nordeste da capital pernambucana, Recife. O arquipélago é caracterizado por um monte vulcânico que repousa sobre o assoalho oceânico a cerca de 4.000 m de profundidade.
Dentre as ilhas oceânicas, Fernando de Noronha é a que apresenta o maior número de estudos realizados sobre a diversidade biológica. Isto se deve principalmente à longa história de ocupação e à existência de melhor infraestrutura em relação às outras ilhas.

 

 

 

Arquipélago de Martim Vaz e Ilha da Trindade

Trindade e Martim Vaz é um arquipélago brasileiro localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 1 200 km a leste da sede do município de Vitória, do qual faz parte, no estado do Espírito Santo. De todas as ilhas desse arquipélago, apenas Trindade é habitada e a única localidade existente na ilha é o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), uma guarnição militar mantida pela Marinha do Brasil cuja principal função é manter a ilha ocupada, garantindo a posse brasileira; patrulhar o tráfego marítimo nas proximidades; e coletar dados meteorológicos e oceanográficos, que são divulgados para vários lugares do mundo. 

O arquipélago é constituído por duas ilhas principais (Trindade e Martim Vaz), separadas por 48 quilômetros, que somam uma área total de 10,4 km².

 

 

 

 

Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Arquipélago de São Pedro e São Paulo é um conjunto de pequenas ilhas rochosas e pedregosas pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco. Se situa na parte central do oceano Atlântico equatorial, distando 627 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha, 986 quilômetros do ponto mais próximo do continente. É considerado um dos menores conjuntos de ilhas oceânicas do mundo. Destaca-se também por ser a única ilha oceânica de águas profundas do mundo formadas por rochas ultrabásicas, de origem plutônica e não vulcânica.

 

 

Atol das Rocas

O Atol das Rocas, o único atol do Atlântico Sul e um dos menores do planeta, está 260 km a nordeste da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, e 148 km a oeste do Arquipélago Fernando de Noronha. É composto por duas ilhotas, Farol e Cemitério, que juntas possuem uma área total de 7,5 km². Ao lado do Arquipélago Fernando de Noronha, é a principal colônia de aves marinhas e a segunda maior população de fêmeas de tartarugas-verdes que desovam no Atlântico Sul.

 

 

 

Compartilhar
Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com