Áreas de Proteção Ambiental

April 27, 2018

No estado do Espírito Santo temos a presença de duas Unidades de Conservação na região marinha, as quais serão o enfoque desta postagem, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz.

A APA se encontram numa área que inclui os municípios de Aracruz, Fundão e Serra, e o RVS se encontra dentro da APA, havendo uma gestão integrada dessas Unidades administrada pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).

A APA é uma Unidade de Conservação de uso sustentável, tem os objetivos de proteger a diversidade biológica e os ambientes naturais, garantir a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos, valorização da pesca de subsistência e de pequeno porte, além de proteger e recuperar as formações vegetacionais da área costeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O RVS por sua vez é uma Unidade de Conservação de proteção integral e conta com os objetivos de proteger a diversidade biológica, valorizar o uso turístico, recreacional e educativo, recuperação dos recursos biológicos e a sustentabilidade das atividades pesqueiras e extrativistas de subsistência e pequena escala. 

As Unidades também contam com um Conselho para tratar de temas afetos à Unidade de Conservação, onde há a representação dos setores da sociedade civil, podendo contemplar a comunidade científica, organizações não governamentais ambientalistas, população residente e do entorno, população tradicional, trabalhadores e setor privado atuante na região e representantes dos comitês de bacia hidrográfica.

 

 

 

 

 

Compartilhar
Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com