Microplástico: a verdadeira ameaça para os oceanos

March 30, 2018

Você sabia que o microplástico é um dos principais poluentes dos nossos oceanos? Mas afinal, o que é microplástico e como cada um de nós contribui para que cada vez mais esses resíduos se encontrem no ambiente marinho? Invisíveis a olho nu, elas constituem uma fonte de poluição mais grave do que se esperava, como mostra um relatório da International Union for Conservation of Nature (IUCN).

Os microplásticos são partículas muito pequenas de plástico que prejudicam tanto a vida marinha como a vida de nós humanos. Estão presentes em praticamente tudo, desde pneus à roupas e materiais cosméticos (esfoliantes, shampoo, delineador, gloss, etc). Segundo o estudo da organização citada, cerca de dois terços do microplástico encontrado nos oceanos são originados dos pneus de automóveis e das microfibras liberadas na lavagem de roupa.

 

 

O maior problema, além de não serem retidos pelo sistemas de filtragem das estações de tratamento de água, é o fato dessas partículas se agregarem a poluentes. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Sistemas Ambientais da Universidade de Osnabrück, na Alemanha, aponta que esse tipo de material tem a capacidade de absorver produtos tóxicos encontrados nos oceanos, como pesticidas, metais pesados e outros tipos de poluentes orgânicos persistentes (POPs), o que faz com que os danos à biodiversidade sejam muito maiores. Por exemplo, plânctons e pequenos animais se alimentam do plástico contaminado e ao serem comidos por peixes maiores, ocorre a biomagnificação. Assim, quando o homem se alimenta desses peixes maiores, está ingerindo também o plástico e os poluentes que se acumularam ao longo da cadeia.

Esse material chega aos corpos d’água através do descarte inapropriado de plástico, ou seja, a quantidade desse poluente reduziria muito se houvesse um sistema de reciclagem correto ou se as pessoas reduzissem o consumo de plástico e de qualquer produto originado deste. Por isso, cada um pode fazer a sua parte e ajudar de alguma forma essa redução, seja pela reciclagem ou optando por uma alternativa que seja mais sustentável para nós e para o meio ambiente. O link abaixo te deixa por dentro dos produtos que contêm ou não microplástico em cada país!

 

http://www.beatthemicrobead.org/product-lists/

 

Compartilhar
Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com