Água virtual

October 20, 2017

            O Brasil é o país mais abundante em água. Por termos o privilégio de, geralmente, termos água disponível em nossas casas, o desperdício ainda é um problema em nossa realidade.  A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que uma pessoa gaste cerca de 110 litros de água por dia, sendo que cerca de 60 litros são gastos em um banho de apenas 5 minutos. E você, tem alguma ideia de quantos litros de água gasta por dia?

            Em 1993, o cientista Tony Allan trouxe à tona o conceito de Água Virtual, que é um conceito utilizado para fazer referência à quantidade de água utilizada, de forma direta ou indireta, na produção de algum bem ou serviço. Ou seja, água virtual é a água que não é visível para nós, mas que existe em que tudo o que produzimos. Todos os produtos necessitam de água para serem fabricados. Eles não são feitos de água, mas usam água na sua fabricação: a água virtual.

            Veja abaixo alguns exemplos de água virtual que utilizamos em nosso dia-a-dia:

 

 

            Com o conceito de água virtual, alguns países vêm usando a água como moeda de troca. A China, por exemplo, importa cerca de 18 milhões de toneladas de soja por ano, pelo custo de 3,5 milhões de dólares. Isso significa 45 bilhões de litros de água, que é um recurso hídrico que seria utilizado para cultivar o alimento, mas que a China não tem disponível.

            Segundo a UNESCO, o comércio global movimenta, anualmente, um volume de água virtual de 1.000 a 1.340 km³, destinados a:

  • 67 % com comércio de produtos agrícolas;

  • 23 % com comércio de produtos animais;

  • 10 % com produtos industriais.

Embora o conceito de água virtual não seja muito conhecido, precisamos ser conscientes de que a economia de água não diz respeito apenas a tomar banhos mais curtos ou escovar os dentes com a torneira fechada. Está ao nosso alcance mudar nossos hábitos de consumo e contribuir para a redução do gasto de água virtual. Simples atitudes, como reduzir o consumo de carne, já ajudam a poupar água. Além disso, devemos sempre pensar antes de consumir algum produto e de comprar inutilidades que, no fundo, não temos nenhuma necessidade de adquirir.

 

     

Compartilhar
Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com