O RESSURGIMENTO DA ECOCEANO PARTE 2

Na nossa última postagem no blog contamos a nossa história, a história da Ecoceano – Empresa Júnior de Consultoria em Oceanografia e Educação Ambiental que fez 14 anos no mês de março, acumulando muitos desafios e felicidades. Na postagem de hoje, teremos a participação da nossa pós júnior, presidente da gestão de 2016, Mayara Rosado, nos passando todo o ensinamento dessa jornada.

 

Sob Outro Olhar, por Mayara Rosado:

 

“Minha história na Ecoceano começou em 2012, um ano depois que ingressei no curso de Oceanografia. Ranin Thomé, na época aluno de graduação, havia participado da Ecoceano, tinha posse de alguns documentos e queria passar as instruções adiante para alguém que tivesse interesse em dar continuidade à EJ de Oceanografia, que apesar de ter sido fundada em 2003 e ter funcionado bem até meados de 2005, passou por muitas quebras de gestão e por isso estava desativada legalmente até então.

 

Sendo assim chamei para uma conversa, minha amiga desde a época em que formávamos a Diretoria Geral do Centro Acadêmico Capixaba de Oceanografia (CACO), Uyara Pahins e propus que enfrentássemos este desafio e ela respondeu que só aceitaria com uma condição: de só entrar no jogo pra ganhar e seguir sem desistir até reerguer a Ecoceano. E assim nos fizemos essa promessa.

 

Uyara e Mayara em 2015 na realização da Semana Nacional de Oceanografia já como membros da Ecoceano.

 

Os desafios foram grandes, pois o que tínhamos de informação em mãos era muito pouco pra recomeçar. Montar o quebra-cabeça nos despendeu muito tempo entre nossas obrigações enquanto graduandas e ainda com o CACO. No cartório e através do Bruno de L’aquila (fundador) e Lucas Jonis (aluno que também tentou reerguer a EJ) foi onde conseguimos a maioria das informações. Mas somente em 2014 quando nos unimos a mais duas amigas (Franciellen Alves e Letícia Fischer) e descobrimos o Oceano Junior e a Juniores é que realmente percebemos que essa aproximação era a chave para a evolução da empresa de uma forma muito mais rápida e eficiente.

 

Com a união de 4 pessoas já tínhamos uma equipe e em 2015 eu assumi o cargo de Diretora Administrativo Financeira. Neste cargo destaco dois grandes desafios: regularizar toda a documentação pendente e participar do Programa de Federação da Ecoceano que tornaria a nossa EJ a primeira Empresa Junior de Oceanografia confederada à Brasil Junior, dando assim o primeiro passo em direção à representatividade efetiva da Oceanografia perante o MEJ.

 

No ano de 2016 fui eleita Diretora Presidente e foi um ano onde estruturamos nossa equipe, nosso nome perante os alunos e professores da UFES, perante os demais cursos de Oceanografia e perante o MEJ. Foi um ano de busca pelo espaço, de ajuste aos nossos desejos e ao cenário. Gerir uma equipe, construir a nossa identidade, firmar o nosso propósito, construir relações de amor pela EJ e orgulho da bandeira, planejar a nossa estratégia, realizar as inúmeras reuniões, a SNO, o RECEPAC, representar a Ecoceano em todas as instancias. Estes foram alguns dos desafios. Acertamos, erramos, aprendemos e nos alinhamos.

 

Hoje participo como Membro Associado e membro do Conselho Consultivo e Fiscal e me sinto muito realizada por toda a vivência e pelo meu aprendizado. Aprendizados estes que não encontramos em nossas grades curriculares.

 

Todas as dificuldades enfrentadas ao longo destes anos foram um desafio necessário para me tornar quem sou hoje. Conciliar todas as responsabilidades não é fácil, mas com determinação, os resultados positivos são consequência. Ao final da caminhada, que na verdade nunca chega ao fim, o prazer de se ver o legado deixado e o grande desenvolvimento da equipe e da EJ é muito maior que qualquer dificuldade!”

 

E hoje, a Ecoceano gestão 2017, já sem a participação das meninas que a reergueram, está firme e forte, com mais um processo seletivo, parabenizando Mayara e Uyara, cuja promessa feita foi cumprida. Novamente, um grande abraço a todos que fizeram parte e ainda fazem desse sonho maravilhoso, chamado Ecoceano.

 

IV Encontro Nacional de Empresas Juniores de Oceanografia, Instituto Oceanográfico - IO/USP, São Paulo/SP

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com