• ecoceano

Geleiras, Vacas e Efeito Estufa. Qual a ligação entre eles?

Primeiro vamos entender a definição de cada um!

Geleiras são extensas massas de gelo que se acumulam durante um longo período, sendo divididas em dois tipos. Continentais, que cobrem extensas áreas continentais em altas latitudes, ex.: polos. E alpinas, que recobrem áreas restritas, ocorrendo também em latitudes tropicais, ex.: geleiras dos Andes.

As vacas são animais ruminantes, ou seja, eles voltam com o alimento para boca, mastigando-o por uma segunda vez ou mais, após ingeri-lo. Nesta alimentação é produzido gás metano que é liberado quando a vaca peida e arrota.

Por último, o efeito estufa é um processo natural da Terra para manter sua temperatura constante durante o dia e a noite. E possui esse nome, pois a camada de ozônio funciona como os vidros de uma estufa.

figura1: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2233/o-que-e-o-efeito-estufa

Mas qual a relação entre eles? Você tem alguma ideia?

Então, apesar do efeito estufa ser natural, ele pode ser agravado pelo homem. Se tornando algo negativo e prejudicial. Onde a poluição atmosférica gera danos à camada de ozônio que por sua vez altera todo sistema de aquecimento da Terra. Dentre os gases prejudiciais temos: CFCs, dióxido e monóxido de carbono, vapor d’água e metano. Lembra quem libera metano quando se alimenta? SIM! As vacas. Logo o excesso de criação delas tem dois pontos negativos, que afetam o efeito estufa: o primeiro é a produção de metano e o segundo o desmatamento, que reduz a captura de dióxido de carbono pela fotossíntese.


Tudo beleza até aqui? Mas onde entram as geleiras? Picolé de vaca?

Bom, até então as vacas eram consideradas os maiores produtores de gás metano. Porém estudos recentes mostram que abaixo das geleiras existe uma camada de solo (chamada de permafrost) rica em metano, fósseis... E é aí que começa outro problema! Com o aquecimento global devido à desregulação do efeito estufa , as geleiras vêm derretendo gradativamente e de forma cada vez mais acelerada. Resultando na exposição e descongelamento dessa camada de solo. Logo, o metano antes aprisionado, e inofensivo, é lançado para atmosfera tornando os degelos desta um emissor em potencial deste gás. E os estudos também avaliaram que a liberação é maior do que o imaginado, aumentando a negatividade do evento sobre o efeito estufa.


Resumindo, a ligação entre vacas, geleiras e efeito estufa está relacionada na influência que os dois primeiros têm sobre o último, sendo que, com a intervenção humana, passou a ser algo acelerado e negativo. Ressaltando que o efeito estufa é responsável por manter a temperatura do planeta equilibrada, assim os efeitos negativos sofridos por este geram alterações climáticas, que por sua vez afetam a qualidade de vida na Terra.


Então,