Softwares Geográficos: QGIS e ArcGIS

Os Softwares QGIS e ArcGIS são sistemas de informação geográfica (SIG). Conhecidos também como GIS (Geographic Information System), são uma importante ferramenta para o estudo do espaço natural, que permitem uma análise e representação do ambiente e dos fenômenos ocorridos nele.


Lançado em Julho de 2002, o QGIS é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo), impulsionado por voluntários e de código aberto, que consiste na liberação do código para que qualquer pessoa possa fazer download e conta com ajuda de terceiros para evoluir e resolver problemas. Esse programa permite criar mapas com várias camadas usando diferentes projeções de mapa, concede a composição a partir de camadas raster e/ou vetoriais, os dados podem ser armazenados como pontos, linhas ou polígonos e tem a capacidade de georreferenciar imagens. Funciona em Linux, Unix, Mac, OSX, Windows e Android.


Produto da empresa ESRI (Environmental Systems Research Institute), o ArcGIS consiste em vários aplicativos integrados, incluindo o ArcMap , ArcCatalog, ArcToolbox , ArcScene , ArcGlobe e ArcGIS Pro. Oferece um conjunto de funcionalidades baseadas em localização para diversas análises, dentre elas estão: Análise espacial, Imageamento e sensoriamento remoto, mapeamento e visualização, Real-Time GIS, 3D GIS, coleta e gerenciamento de dados; Todas essas informações podem ser compartilhadas por meio de aplicativos, mapas e relatórios.

Mapa criado pelo Qgis


As principais diferenças existentes entre o ArcGIS e o QGIS estão no custo: Em que o QGIS é um software gratuito e pode ser carregado em qualquer computador, já o ArcGIS é um software comercial disponível em versões com diferentes níveis de complexidade, possuindo também as versões desktop, móvel e voltadas para aplicações de intranet/internet; Processo de desenvolvimento: QGIS é desenvolvido por voluntários e o ArcGIS é desenvolvido por funcionários pagos da ESRI; Suporte: A empresa responsável pelo ArcGis possui uma boa base de suporte através do fórum oficial e sistema de suporte técnico, o QGIS oferece apoio aos usuários por meio de vários sites, incluindo a comunidade brasileira de usuários do programa (Comunidade QGIS Brasil); Análise espacial: Os dois programas dispõem de ótimas ferramentas para análise geoespacial, mas o ArcGIS se destaca pelo conjunto de funcionalidades do Spatial Analyst; Mapas para impressão: Os dois são extremamente funcionais nesse quesito, mas o ArcGIS se encontra um passo à frente na geração de mapas para impressão (modo layout).


Chegamos, então, na conclusão de que os dois softwares atendem muito bem vários aspectos do geoprocessamento, com algumas diferenças de funcionalidades e no desenvolvimento de cada programa em que um é gratuito ao público e outro não. A escolha entre eles, portanto, será feita por um aspecto específico que pode estar presente em somente um deles.



#Oceanografia #geoprocessamento #softwares #Ecoceano

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Matlab

Matlab é um software criado para desenvolver inúmeros cálculos numéricos e gráficos, sendo reconhecido por resoluções lineares; cálculos envolvendo vetores; fatoração de matrizes entre outros cálculos

Linguagem R

Criada na década de 70, a linguagem R foi baseada na programação S e por volta dos anos 90, tornou-se uma alternativa de código aberto, sendo utilizada por cientistas, estatísticos e, mais recentement

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com