Matlab

Matlab é um software criado para desenvolver inúmeros cálculos numéricos e gráficos, sendo reconhecido por resoluções lineares; cálculos envolvendo vetores; fatoração de matrizes entre outros cálculos e manipulações matriciais. Com a existência de extensões, pacotes já disponíveis em arquivos, com M-files, ou escritos pelos próprios operadores, as possibilidades do software crescerem cada vez mais.


Usado em diversas áreas, principalmente, de exatas, o Matlab na oceanografia é uma solução eficaz para processamento e visualização de dados, de leves à densos. Tem a facilidade de trabalhar com diversos formatos, desde arquivos de texto (como .txt) e planilhados (por exemplo .xml) à NetCDF e HDF - mais específicos - além de possui pacotes como sea-mat (woods hole coastal and marine Science center), que fornecem recursos para análises relacionadas a oceanografia, como exemplo, ferramentas de modelagem numérica, mapeamento, estudos hidrográficos e demais ferramentas para o mercado.


Com o software, um oceanógrafo ou outro profissional da área, consegue desenvolver análises de maré, processar dados de ADCP, diagramas TS, mapas, análise do domínio de ondas e frequência, correlações vetoriais e mais complexas, trabalhar séries temporais, calcular a interação oceano-atmosfera, criar stick-plots (gráfico para ondas e ventos), processamento e avaliação de resultados de modelagem numérica, estudo de maré e outros. Destacando os trabalhos de sensoriamento remoto e modelagem que possuem arquivo de dados pesados e um inúmero conjunto de ferramentas e rotinas para serem processados/executados.


Para o processamentos de dados oceanográficos, principalmente na área física e modelagem, o uso do Matlab é necessário, porém, vale ressaltar, que ele não é o único software da área, mas possui vantagens bastante significativas. Veja a seguir alguns prós e contras deste programa em relação aos seus similares, Fortran e C:

PRÓS

  • Linguagem intuitiva, baseada na matemática, sendo mais fácil o aprendizado;

  • Suporta quase todo tipo de estrutura de dados;

  • Independência de plataforma, pode ser usado no Windows, Linux, Unix e outros;

  • Possui funções predefinidas que auxiliam o pesquisador em várias atividades básicas.

CONTRAS

  • Único entre os apresentados que é pago;

  • Ele pode ser lento na execução devido a sua linguagem interpretada.

O interesse das empresas que atuam nesse setor nesse software é grande, portanto, compreender as funções e comandos básicos do Matlab torna-se um diferencial para a formação de oceanógrafos e outros profissionais da área, e, em algumas situações de extrema necessidade para execução dos trabalhos desenvolvidos pelos mesmos.

#Oceanografia #exatas #cálculo #gráficos #modelagem

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Linguagem R

Criada na década de 70, a linguagem R foi baseada na programação S e por volta dos anos 90, tornou-se uma alternativa de código aberto, sendo utilizada por cientistas, estatísticos e, mais recentement

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com