BLOG

    Com o intuito de conscientizar a população para a conservação da orla da capital capixaba, ocorre durante o ano eventos pela Campanha Praia Limpa. Neste ano, dia 8 de junho de 2019, o evento foi realizado na praia da Curva da Jurema, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM) em parceria com a Empresa Júnior Ecoceano e outros colaboradores.

    Nós, membros Ecoceano, estivemos presentes, participando ativamente...

Você sabia que até 2030 haverá um quilo de plástico para três quilos de vida marinha? E não para por aí. Em 2050 essa proporção será de um para um, ou seja, para um quilo de animais marinhos haverá um quilo de plástico. Se não determos essa tendência, no futuro, não tão longe, haverá  mais plásticos nos oceanos do que animais marinhos.

Duas Caras, um dos inimigos do Batman, disse uma certa vez: “Ou se morre como herói, ou se vive o bastant...

Os recifes de corais são ecossistemas com alta produtividade e por isso mesmo, possuem grande importância econômica, pois representam a fonte de alimento e renda para muitas comunidades. Uma em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes, incluindo 65% dos peixes. Entretanto,está em constante degradação dos recifes por todo o mundo é um problema internacional que requer atenção. No Brasil, variados recifes encontram-se em processo de d...

A ideia que nós geralmente temos dos corais é que são seres coloridos, que deixam os mares ainda mais belos, criando formações rochosas e atraindo outros seres marinhos.

Fotos de horizontes de cores vibrantes sempre atraem nossa atenção. Prova disso é o rendimento exorbitante da Austrália com o turismo para Grande Barreira de Corais, maior recife do mundo. O que talvez não seja tão comentado é a perda gigantesca da diversidade e da quantid...

Hoje, um dos maiores desafios globais enfrentados pelo mundo é a produção de resíduos. Com o rápido crescimento da população mundial e consequentemente aumento da capacidade de consumo, esse problema tende a se agravar cada vez mais. Anualmente no mundo são coletados cerca de 1,3 bilhões de toneladas de resíduos sólidos segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), e esse valor deve chegar a 2,2 bilhões até 2025, aume...

Ao contrario do que muitos pensam, restinga não é só aquela vegetação rasteira da praia, ela se estende por muitos metros e tem até mesmo vegetações arbóreas.
A restinga é um bioma que se estabelece sobre solos arenosos em regiões costeiras e pode ter vegetação herbácea, vegetação arbustiva, floresta baixa de restinga e floresta alta de restinga.

Representação da zonação da restinga 

A restinga tem o importante papel de proteger as dunas e...

Quando o assunto é tubarão, são raras as pessoas que não possuem medo ou receio desse animal. Entretanto, não nos damos conta de que os grandes predadores são, na verdade, os seres humanos.

O cação é um peixe muito utilizado na culinária brasileira, cerca de 45 mil toneladas anuais são consumidas, inclusive por seu baixo valor de mercado. Contudo, o que a maioria das pessoas não sabe é que cação e tubarão são exatamente os mesmo animais, a...

A maré é uma onda mecânica de grande amplitude, a qual seu período é na escala de horas, variando de acordo com a situação astronômica e meteorológica no instante e local. A Lua e o Sol influenciam nas mares por meio da força da gravidade, mas principalmente a Lua, pois o sol corresponde somente 46% do efeito induzido pela lua.

Podemos definir duas mares iniciais levando em consideração a influencia de atração astronômica do sol e da lua:

M...

O Brasil possui cinco ilhas verdadeiramente oceânicas, localizadas entre 250 a 1.100 km de distância da costa, que são: Atol das Rocas, Arquipélago de Fernando de Noronha, Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Arquipélago de Martim Vaz e Ilha da Trindade. Todas elas são originadas por formações vulcânicas, com exceção de São Pedro e São Paulo.

As ilhas oceânicas brasileiras são importantes não apenas do ponto de vista biológico, mas também...

O fitoplâncton corresponde o conjunto de algas planctônicas microscópicas fotossintetizantes e unicelulares que habitam os ecossistemas aquáticos, sejam estes ambientes de água doce, salgada ou salobra. Assim como os vegetais, as algas possuem clorofila, pigmento de coloração esverdeada que lhes permitem realizar fotossíntese. Apresentam pigmentos, que conferem às algas diferentes colorações, tais como, vermelha, parda, amarelada ou azula...

Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Universidade Federal do Espirito Santo - Campus Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-073 

Tel: (27) 3335-7699   (27) 988 799 807

comercial@ecoceanoej.com